Mecânica do Continuo – Rochas

UM MÉTODO DE DETERMINAÇÃO ESTATÍSTICO-EXPERIMENTAL DE UMA EQUAÇÃO CONSTITUTIVA LINEAR PARA UM MACIÇO ROCHOSO ANISOTRÓPICO
1 comentário

Maciços rochosos são materiais naturais cuja anisotropia é devida principalmente à sua estrutura, esta representada pelas famílias de descontinuidades que apresenta. Ocorrem na natureza com uma tensão “in situ”; e a esta pode ser acrescida uma “tensão induzida”. A tensão induzida tem origem nos esforços aplicados ao maciço (por ser…

Leia mais »
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE CÉLULA TRIAXIAL ATRAVÉS DE TESTES IN SITU
Nenhum comentário

Um dos métodos de determinação de tensões in situ, aplicável tanto em maciços rochosos quanto em estruturas de concreto massivo, é o método da sobrefuração (overcoring), que requer a utilização de uma célula triaxial. O desenvolvimento da célula triaxial modelo FURNAS, para esta finalidade, incluiu testes de avaliação em laboratório…

Leia mais »
AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIO DE CÉLULA TRIAXIAL PARA DETERMINAÇÃO DE TENSÕES IN SITU
Nenhum comentário

O desenvolvimento da célula triaxial, denominada célula modelo FURNAS para a determinação de tensões in situ pelo método do “overcoring” incluiu testes de avaliação em laboratório. Estes testes estão caracterizados através de ensaios de compressão simples para a determinação das constantes elásticas e ensaios triaxiais verdadeiros, ambos em amostras cúbicas…

Leia mais »
DETERMINAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O TENSOR DE TENSÕES IN SITU…
Nenhum comentário

Neste artigo detalha-se passo a passo todo o processo de integração das equações da elasticidade, dentro do tema, até chegar-se às fórmulas de Hiramatsu e Oka. Tais fórmulas expressam uma relação direta entre o tensor de tensões de um ponto qualquer do maciço próximo à parede do furo e referido…

Leia mais »
ESTATÍSTICA DE DIREÇÕES APLICADA A ENSAIO DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO PARA A DETERMINAÇÃO DE TENSÕES IN SITU
Nenhum comentário

Muitos problemas práticos estão associados a uma direção; mas esta, em cada caso, não deve ser definida de modo determinístico (com uma única medida) uma vez que apresenta certa aleatoriedade. Em geral os maciços rochosos apresentam-se fraturados segundo famílias de planos aproximadamente paralelos, cuja normal comum a cada família não…

Leia mais »
ESTIMATIVA DA ORIENTAÇÃO DO PLANO INCLINADO DA FRATURA NO ENSAIO DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO
Nenhum comentário

O ensaio denominado “fraturamento hidráulico” é bastante conhecido em Mecânica de Rochas, tendo sua utilidade na determinação de tensões in situ nos maciços rochosos. Muitas são as incertezas envolvidas no mesmo, algumas das quais minoradas por uma equipe bem treinada. Outras devem ser minoradas por um tratamento estatístico adequado dos…

Leia mais »
TENSÕES IN SITU, EM ESTADO TRIPLO
Nenhum comentário

Neste trabalho apresenta-se um cálculo do tensor de tensões in situ em um elemento de volume representativo do maciço da UHE de Serra da Mesa. Para tal foram utilizados os tensores de tensão atuais relativos a alguns pontos de uma galeria do maciço, considerando estado triplo de tensão e maciço…

Leia mais »
MEDIÇÃO DE TENSÕES PELO MÉTODO SFJ NO MACIÇO DA UHE SERRA DA MESA
Nenhum comentário

Neste trabalho apresentam-se os procedimentos, o roteiro, os critérios de cálculo e os valores obtidos das componentes dos tensores de tensão em pontos diversos de uma seção da galeria de instrumentos do maciço da UHE de Serra da Mesa, medidos pelo método das almofadas de pequena área (SFJ – small…

Leia mais »