Física

QUATÉRNIOS: À VOLTA DA DEFINIÇÃO E OPERAÇÕES
Nenhum comentário

Desconheço a famosa obra de Hamilton “Lectures on quatérnions” de 1843, mas tenho lido vários interpretes e percebo que a definição usada correntemente – que usei no artigo “A impossível pretensão dos quaternionistas” – é defeituosa, embora verdadeira. Mostrarei no presente artigo que a operação de multiplicação de quatérnios está…

Leia mais »
A GEOMETRIA OCULTA NAS LEIS FÍSICAS
Nenhum comentário

O Cálculo Poliádico (CP) é uma ampliação natural do mais que centenário Cálculo Vetorial (CV). Suas bases, sob o título “Vector Analysis”[2], foram estabelecidas por J. W. Gibbs aproximadamente entre os anos 1880 a 1900, na Yale University, onde lecionou por toda a vida. A publicação deste livro, foi feita…

Leia mais »
OS MÉTODOS POLIÁDICOS PARA A FÍSICA E A ENGENHARIA
1 comentário

Desde o meu primeiro contato consciente com as coisas das Ciências Físicas e especialmente com as da Engenharia, fui despertado por um belo aforisma de Bacon: “A teoria sem a prática é míope; a prática sem a teoria é cega”. Para o físico e o engenheiro a conciliação da teoria…

Leia mais »
TENSÕES
Nenhum comentário

Neste artigo amplia-se a exposição ordinária da teoria das tensões para os casos em que o sistema de coordenadas curvilíneas utilizado na solução de um problema não é ortogonal. Sendo possível associar quatro matrizes distintas ao diádico de tensões do ponto, interpretam-se fisicamente os elementos de todas essas matrizes. Isto…

Leia mais »
DETERMINAÇÃO DOS CAMPOS 3D DE TEMPERATURAS E DESLOCAMENTOS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO MASSA JOVEM, COM ELEMENTOS FINITOS TETRAÉDRICOS
Nenhum comentário

Os aglomerantes são os principais os componentes de um concreto, destacando-se entre esses o cimento. A água de amassamento do concreto hidrata o cimento por reação química transformando o conjunto (cimento, água e agregados), inicialmente pastoso nos instantes iniciais – quando é denominado concreto fresco – em um esqueleto de…

Leia mais »